segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RELATO DA VIAGEM DE ESTUDOS À SANTA MARIA

        Os acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) – Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, acompanhados de sua supervisora, Profª Maria de Lourdes Meinerz da Silva estiveram no III EIEMAT e I ENCONTRO NACIONAL DO PIBID-MATEMÁTICA, que se realizou nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2012, em Santa Maria - RS.

         Os cinco acadêmicos Angélica, Claudia, Cristina, Ronei e Tamara apresentaram o artigo intitulado por: O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO APRENDIZAGEM-MATEMÁTICA. Tiveram grande êxito na apresentação, elencando a importância do projeto para a formação inicial da docência, bem como o benefício para os alunos que participam do projeto.


         A professora Maria de Lourdes foi representar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS neste Encontro e apresentou o artigo intitulado: A INFLUÊNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Em sua apresentação mostrou sua paixão pela matemática e emocionou a todos que a escutaram, deixando clara sua mensagem de que quando há paixão pelo que se faz é possível quebrar barreiras e ir além das expectativas, acreditando em um mundo melhor através da educação.



         Queremos deixar registrado que este encontro, a nível nacional, foi de muito proveito, pois a cada palestra, a cada minicurso e trabalho apresentado, percebemos o quão importante se fazem encontros desta natureza para a nossa formação inicial (acadêmicos de matemática), bem como na formação continuada (professores).

          Percebemos que o PIBID já existe em todo o Brasil desde 2007. Tivemos o prazer de ouvir relatos de várias atividades já realizadas no PIBID em todo o Brasil , oficinas pedagógicas, participação de eventos com a contribuição de professores e pibidianos (acadêmicos bolsistas do curso de matemática) . O PIBID é um programa federal que veio para ficar e que já apresenta resultados positivos e tem ajudado a muitos alunos a ter o “gosto pela Matemática” e consequentemente o seu entendimento.

         Voltamos do evento acreditando ainda mais no potencial do projeto, com uma visão mais ampla do PIBID e com a certeza de que estamos no caminho certo, e também trouxemos exemplos de experiências que deram certo, assim como levamos nossas experiências a eles.

 

  Professora e supervisora do PIBID Maria de Lourdes Meinerz da Silva 
 Acadêmicos do PIBID :  Cristina Girotto,  Angélica Theis dos Santos, Claudia Müller Vargas, Ronei Osvaldo Ziech, Tamara Ost Fracari 

Nenhum comentário:

Postar um comentário